A região de São Francisco Xavier é repleta de paisagens deslumbrantes e espaços abertos maravilhosos, o que a torna um prato cheio aos turistas que amam fazer caminhadas e trilhas.
Trilha Interpretativa em São Francisco Xavier
Você já ouviu falar em turismo ambiental? Este tipo de turismo ainda não é muito conhecido por aqui, mas pode ser uma ótima opção pra quem procura por contato com a natureza e aprendizado ao ar livre.
Dentre as várias atividades que o turismo ambiental apresenta, algumas já são famosas, como o hiking e o trekking. (Para saber a diferença entre trekking e hiking, visite o blog seumochilao.com.br). Porém, existem outras atividades rurais que podem transformar um simples passeio pela natureza numa experiência muito interessante, inclusive de aprendizado.
É o caso da trilha interpretativa que, ao invés de focar no desafio, utiliza os recursos naturais existentes na área como elementos didáticos no processo de Educação Ambiental. Ela incentiva e explora todos os sentidos: a observação cuidadosa e a percepção tátil de cada detalhe da planta, a escuta dos sons da mata, e até mesmo o paladar de alguns frutos ou folhas de plantas alimentícias.
Dentro deste conceito, a Trilha da Siriema, em nosso Sítio Arte da Terra, garante o acesso a todas as faixas etárias para dois diferentes circuitos: o botânico, que descreve características da Mata Atlântica – no nosso caso, em processo de regeneração – e o histórico, que conta o interessante percurso socioeconômico e cultural do nosso pequeno povoado.
Ah, e claro: nesse meio tempo, você pode descansar no quiosque apreciando a paisagem ou se enlevar com o roteiro poético que escolhemos para a nossa trilha interpretativa…. afinal, é por isso que o sítio recebeu o nome de Arte da Terra!
Venha conhecer este delicioso passeio, tão pertinho do centro de São Francisco Xavier.