O campo tem clima e paisagem na medida certa para casais apaixonados. Nós aproveitamos toda essa exuberância da natureza e planejamos o Chalé Canto do Tiê para proporcionar aos casais uma estadia perfeita.
Benissa e a Cultura do Mundo
Há relatos de aglomerados humanos na região desde os tempos pré-históricos, com uma efervescente história de lutas, tendo sido uma rota de passagem de muitos povos nos primeiros séculos da era cristã. A mescla cultural ganhou ainda força com a dominação árabe de 700 a 1492 DC.
Este entrelaçamento cultural vem sendo reforçado na atualidade pelas ondas de imigração muçulmana vindas de países do norte da África como Marrocos, Tunísia e Argélia, convivendo pacificamente com um grande número de cidadãos provenientes do norte e leste europeus.
Em tempos de trabalho online, estes cidadãos da comunidade européia buscam nesta região um belo roteiro turístico para descansar ou um lugar para morar que ofereça um clima ameno e ensolarado.
Tudo isso se reflete na arquitetura, na gastronomia e nos idiomas que ouvimos pelas vielas da cidade.
Apesar disso, o centro da vila mantém muito das suas tradições e seu idioma de origem, o valenciano, similar ao catalão, que continua sendo largamente utilizado pela população local.
Localizada geograficamente próxima a grandes centros turísticos como Ibiza e Mallorca e banhada pelo Mediterrâneo, Benissa está conurbada com outras cidades da região, garantindo o fácil acesso a um sem número de atividades para quem busca turismo histórico e esportivo ou para quem prefere apenas curtir a praia e uma gastronomia internacional de primeira.
Vale citar a distância com algumas cidades de maior destaque:
• Valência (115 km) e Alicante (72km)
• Calpe e Moraira (10 km)
• Ibiza (153 km – acesso marítimo)
• Cartagena – (150 km)
Nosso co-anfitrião, Reinaldo, um amigo brasileiro que adotou Benissa como seu novo lar já há mais de 7 anos, irá recebê-los na sua chegada e poderá guiá-los na descoberta de cada cantinho deste paraíso ensolarado.
Na sua pesquisa na internet, amplie sua busca para a área conurbada de Benissa que inclui Calpe, Moraira, Xavia, apenas para citar as mais próximas. Para quem está de carro, vale a pena estender-se para outros pontos um pouco mais distantes mas que merecem a visita: Alicante, Valencia e Cartagena
Quer saber mais?
Todos os ambientes do Depart Gorrión impressionam pela sua amplitude e claridade. A sala de estar se abre para uma pequena mas simpática varanda com mesa que permite degustar um vinho ao pôr do sol, enquanto se acompanha o ir e vir da população local nas suas rotinas diárias.
A sala está mobiliada e decorada com bom gosto e conta com um sofá cama, duas poltronas, uma estante com TV. WIFI e TV a cabo garantem sua conexão com o mundo e com suas tarefas laborais, caso sua visita seja motivada por questões de trabalho, o que tem sido bastante frequente em tempos de “vida online”.
A sala de jantar é especialmente ampla, com mesa extensível e aparador.
A cozinha, separada da sala de jantar conta com outra mesa de apoio e armários planejados. Totalmente equipada, inclusive com utensílios e eletrodomésticos.
A lavanderia também tem um tamanho bastante confortável, abrigando o aquecedor a gás.
Não há lavadora no local, mas é possível contar com serviço de lavanderia na cidade.
Uma suíte com WC e banheira e um quarto com duas camas de solteiro e WC na sua entrada complementam a área do apartamento. Um deles conta com uma pequena varanda e ambos têm armários planejados.
Roupas de cama, banho e mesa e ventiladores são alguns dos itens inclusos na diária.
Hospedamos até 5 pessoas, mas não é possível receber pets por conta das regras do condomínio. O prédio é relativamente novo e bem cuidado, com elevadores em ótimo estado. Não tem zeladoria.
Uma garagem subterrânea pode ser utilizada, mas, pela dificuldade em estacionar o carro devido à distribuição das vagas, sugerimos que seja utilizado o amplo estacionamento público e gratuito recentemente construído e quase em frente ao prédio. O espaço da garagem pode eventualmente ser usado para acomodar bagagens ou até mesmo bicicletas, ressaltando que seja considerada a questão da segurança.
Há menos de 100 metros do prédio está localizado um centro desportivo de ótima qualidade e muito bem equipado com piscinas aquecidas, que é disponibilizado para turistas e visitantes mediante o pagamento de uma taxa bastante razoável. Muito adequado para crianças, idosos e para aqueles que vem para trabalhar online e contam com pouco tempo para atividades de lazer mais distantes.
A cidade velha está localizada a menos de 200 metros do prédio e dispensa o uso de carro. O comércio é bastante diversificado e o som das pessoas conversando e confraternizando nos cafés nos faz sentir o genuíno espírito espanhol.
A 10 minutos de Benissa, descendo a serra para Calpe, o comércio e as opções gastronômicas são mais sofisticadas e completas. Vale a pena conhecer.
Da mesma forma, a descida da serra para as praias de Benissa.
Aos sábados acontece uma feira de hortifrúti e outros produtos variados. É um momento muito especial pois ali vemos claramente os resquícios de uma cultura que aos poucos vai desaparecendo em todo o mundo. Ainda dá tempo de conhecer….Boa parte da cidade para devido a tradicional “siesta’ que usualmente se estende das 13,00 às 17,00.
Recomendamos uma visita ao serviço de informações turísticas tanto de Benissa quanto de Calpe antes de fazer a sua programação. Um simples passeio pelo labirinto de ruelas de paralelepípedo, ladeadas por prédios antigos e casas caiadas de branco, com grades nas janelas, escudos heráldicos e flores nas varandas nos remete ao passado…uma pequena pracinha do século XIII, uma imensa catedral de estilo neogótico na praça principal, alguns museus, uma mansão do século XVIII, deixada inalterada pelos seus ocupantes, um antigo hospital que abriga a prefeitura, um convento franciscano, um monumento aos agricultores de arroz, galerias de arte, lojas de cerâmica, uma antiga biblioteca, uma universidade, um moderno centro cultural, ruínas romanas e um impressionante Castelo do século XI, numa pequena aldeia próxima a Benissa (Guadalest) e o magnífico parque arqueológico de Cartagena, há menos de 150 km do apartamento ……..infinitas surpresas…..
Mas, a riqueza da região não se esgota no seu valor histórico. Viajar para o interior é revigorante…estradas de qualidade levam a vales, lindas formações rochosas, tours vinícolas, pomares cheios de amendoeiras e laranjeiras antes de chegar a cavernas que se acredita terem sido formadas há 150 milhões de anos e onde foram encontrados vestígios de vida que remontam a mais de 50 000 anos atrás. Sem esquecer de uma fantástica igreja ortodoxa russa que de repente surge diante dos nossos olhos.
Um sem número de trilhas e pistas de ciclismo oferecem desafios para amadores e especialistas. Mas, não termina aí a emoção. Motorail, cavalgada, corridas de carro, trekking, moto enduro, bikeparking, tênis, padel, windsurf, mergulho, golfe, hipismo……há uma estrutura turística, inclusive com clubes organizados para todos os gostos.
Vale ressaltar o Paseo Ecológico de Benissa, que margeia o Mediterrâneo e encanta a todos e as ruínas romanas dos Banhos da Rainha, à beira do Mar Mediterrâneo.Mas, se a pedida for praia, esbalde-se no magnífico cenário das praias de Benissa, Calpe e Moraira onde fica uma série de baías tranquilas e relaxantes. Ressaltamos aqui as praias La Fustera, Mar Morta, Cala Advocat e o magnífico Peñon de Ifach, o ponto mais emblemático da região.
E, com tantas coisas bonitas para fazer e conhecer, o apetite é aguçado e a culinária internacional deixa sempre um gostinho de quero mais. Mas, sem dúvida, a gastronomia local, com paellas, frutos do mar, tapas, pà amb tomaquet com muito azeite e vinho é imperdível.Bem, se você ainda não está cansado, veja a programação de festas tradicionais – as Fallas – e pesquise a vida noturna de bares e clubes, especialmente na região de Calpe e Moraira.
Isso tudo sem sair das proximidades do seu apartamento.
Algumas dicas:
• Alugue um carro para aproveitar melhor a sua viagem.
• O inglês e o espanhol são os idiomas de uso corrente mas, se for atento, aprenderá algumas palavras de valenciano, um idioma pitoresco com pitadas de espanhol, francês e italiano.
• Há como contratar o traslado para o aeroporto de Alicante ou de Valencia
• A sinalização das trilhas foi recentemente melhorada o que facilita muito a vida do turista.
• Benissa se orgulha de ter 360 dias de sol por ano. Os meses de julho e agosto são, decididamente, os mais quentes. Planeje a sua viagem contando com isso.
• A cidade conta com um serviço de informação turística e guias treinados
• Não esqueça…..a tradicional “siesta” ainda é um costume forte por lá. Planeje seu dia contando com essa “parada” no comércio que vai usualmente das 13,00 às 17,00
• Um bom site para iniciar as pesquisas sobre a região é o da prefeitura (Ayuntamiento de Benissa)
• A menos de 50 m do apartamento há um centro desportivo bem equipado e completo, acessível a turistas mediante o pagamento de uma taxa bastante razoável
Estamos à disposição para maiores informações!