Mindfulness, termo em inglês que popularizou o conceito, significa prestar atenção ao que está acontecendo no momento presente, seja por meio da observação dos seus pensamentos e emoções, do seu corpo e até mesmo do ambiente externo – sempre com uma atitude de curiosidade e gentileza.

A Arte da Meditação – Daniel Goleman

Atenção Plena Mindfulness – Padraig O’Morain

Atenção  Plena Para iniciantes – Jon Kabat- Zinn

Caminhada Mindfulness

Hoje pela manhã estava fazendo uma caminhada pela nossa Ecotrilha , aqui no Sítio e, de repente, notei que meus pensamentos voavam em torno de mim como um enxame de abelhas, zunindo forte e ameaçando tirar a minha paz.

Em pleno domingo ensolarado, sozinha em meio à Natureza, lá estava eu tentando encontrar a solução para uma lista infindável de problemas. Algo estava errado.

Lembrei então das minhas meditações diárias no fim do meu dia de trabalho e pensei… hora de colocar em prática todos os ensinamentos de Mindfulness que venho adquirindo nos últimos tempos, aproveitando este cenário maravilhoso e pacífico que é a Natureza.

Hora de fazer uma caminhada consciente, com atenção plena, percebendo meus pensamentos, as sensações do meu corpo e o ambiente à minha volta.

Sim, o mesmo processo interior que desenvolvemos durante a meditação, pode e deve ser usado durante nossas caminhadas. Basta estar espiritualmente disposta a fazer esta viagem e seguir estes passos:

  • Faça três inspirações abdominais e expirações profundas, percebendo conscientemente o corpo, da cabeça aos pés
  • Inicie a caminhada em ritmo natural, respirando normalmente, com as mãos esticadas ao longo do corpo
  • Comece a perceber cada movimento do seu corpo, começando pelo movimento dos pés e vá subindo, observando cada segmento do seu corpo e como se comporta na caminhada
  • Observe cada detalhe da Natureza ao seu redor, sem julgamentos, sem pensamentos …apenas perceba e sinta
  • Perceba os sons, ative o olfato, as sensações táteis (o toque de um tronco de árvore, de uma pétala de flor) e as físicas (frio, calor, vento, chuva)
  • Se sua mente “fugir” para outro lugar, não se irrite. Simplesmente, volte para o momento presente, de maneira calma e tranquila.
  • No fim da caminhada, volte novamente a atenção à sensação das plantas dos pés no chão, perceba como o seu corpo reage a cada passo e como é importante que ele esteja bem e relaxado
  • Por fim, fique parado e observe os seus pensamentos, os sentimentos que vêm no momento, a respiração e as sensações do corpo. Relaxe
  • Expresse para você mesmo a gratidão pela Natureza à sua volta da qual você faz parte e prepare-se para retomar sua rotina, agora mais leve e mais sintonizada com o Universo

Quer saber mais sobre o assunto? Aqui à esquerda vão algumas sugestões…